1
Capitalismo. Obrigado!
Posted by Gustavo Pitwak
on
08:52
Para aqueles que o capitalismo é ordem, ele também é pai, é aquele pai frio e turrão.Ele é a paternidade moderna, o progresso, a verticalidade. O que muitos não conseguem entender é que para se terem o agrado dele, é preciso correr por fora das alienações que soam sobre ele, meio que no estilo calculista, o sujeito prospectivo que mais entende do que fala, e mais faz do que fala. Existe uma forma imediata e errônea de dizer que ele é o criminoso, o autor da miséria e da pobreza, é muito vago essa critica. O homem do século XXI sim, é o ator deste palco mídiatico, em uma sociedade do espetáculo, como tantos professores acadêmicos falam. O sistema é só um mero sistema, já bem instalado, que relativamente já aderiu às falcatruas, superfaturas, repasses, este é o esquema real, por isso ele funciona sim, e muito bem.
Desde pequeno imaginei montar uma empresa que tivesse lucros maiores do que a produção. Seria uma utopia? Esse sonho é real, é o Governo, seja ele municipal estadual ou federal, não deixa de ser simplesmente um sistema, alteram-se apenas o tamanho de sonho, a lucratividade continua sendo proporcionalmente maior que a produção.
Nós projetamos, calculamos, contabilizamos e tabelamos o amor, sexo, os sentimentos, os prazeres, a aventura, o herói.
O sexo que é o negocio mais rentável pra se comercializar, e algum esperto já contabilizou há mais de dois mil anos. Será que tinha publicitário naquela época? Exceto Jesus? Esta tudo na prateleira do século XXI, exposto a compra.
O “obrigado” já tem preço, quando se dizia... - Obrigado, se ouvia imediatamente uma simples e camarada resposta,... - Não á de quê! ou Dispõe, hoje substituímos por outras respostas, como – É trinta reais minha senhora; ou – Depois você me paga, - Vou ver quanto fica.
Claro que ninguém precisa pagar de Senhor Altruísmo, mas percebe-se sutilmente a degradação da camaradagem, vai fazendo sucção da cultura pro abismo da homogeneização.
Ah! Mamãe globalização vai nos deixar todos iguaizinhos, pra não ter briga entre os irmãos, todos com os mesmos brinquedos? Opa! Papai capitalismo vai me dar uma Ferrari F-50 como a do vizinho?
Sonhar é bom, mas se não me comportar vou ficar de castigo no mundo subdesenvolvido. Para o Papai capitalismo é tudo “oito ou oitenta”, ele honra seu nome. Aos integrados a mesada, aos desmembrados, á marginal. Ele é meio frio e durão mesmo, trata os seus filhos com diferença.
Enquanto eu saio pro Shopping pra comer um Mc depois da minha aula de inglês, ele deixa os outros irmãos, com fome, sem escola, sem informação, sem diversão. Pior são os “manos” do morro que ficam na rua pedindo esmola. Em compensação minha irmã ta fazendo aplique no cabelo, mês que vem acho que dá pra colocar um silicone. Ah, mas com o que sobrar, da pra comprar uma cesta básica pros irmãos da prole. Capitalismo. Obrigado! (G.P)
